quarta-feira, 30 de agosto de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE HABILITA SERVIÇOS E AMPLIA ATENDIMENTO


Nos primeiros 100 dias de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde de Tarauacá concentrou esforços para habilitar serviços e garantir mais incentivos federais para o custeio das ações no âmbito do SUS no município.

Os atendimentos foram ampliados para garantir uma saúde mais expansiva e de melhor qualidade pra serem oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS do município de Tarauacá.

Um dos atendimentos mais necessários e obrigatórios é o teste do pezinho e triagem neonatal – atualmente todas as unidades estão realizando o procedimento de maneira eficaz e satisfatória, com suporte da SEMSA em casos de alterações diagnóstico, encaminhando-os pra Rio Branco e Cruzeiro do Sul para segmento do tratamento.

As unidades de Saúde João wanderley, Maria Francisca da Costa Cabral e Hospital Dr Sansão Gomes dispõem de LABORATÓRIOS DE ENDEMIAS / MALÁRIA/DENGUE. Já na Zona rural os Postos do Gregório e Tauari também estão equipados com laboratório. Quatro Técnicos de análises clínica foram contratados para melhorar o suporte assistencial.

Os LABORATÓRIOS DE ENDEMIAS/DENGUE conta com 9 (nove) Agentes de Saúde em exercício, e 1 (um) examinador de larva atuam na zona urbana. 

A PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO na atual gestão funciona assim: Os exames de PCCU realizados nas Unidades são encaminhados semanalmente visto que o prazo de coleta e chegada no CECON em Rio Branco é de 15 dias, o que causou muita perda de exames e pacientes sem resultado nos anos anteriores.

O município oferece o PROGRAMA TABAGISMO que Atualmente a SEMSA, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde oferta aos fumantes tratamento e acompanhamento no combate ao fumo. São 12 pacientes atendidos na UBS 24 de Abril durante 3 meses, após esse prazo iniciamos uma nova turma. O projeto vai expandir o programa para mais 3 unidades de saúde: UBS Maria da Luz, UBS José Leôncio e UBS Marília Vieira, pois são pontos geograficamente estratégicos.

O PROGRAMA "ACADEMIA DE SAÚDE" atualmente está sendo na UBS Maria da Luz e UBS José Leôncio que são os pólos bases cadastradas o sistema e, em breve, a academia da UBS Maria da Luz será reativada e iniciado o Programa.

O Programa “SAÚDE NA ESCOLA” abrange de forma direta 12 (doze) escolas do município, com 12 (doze) ações padrões do Ministério da Saúde a serem desenvolvidas em uma vigência de 12 meses. As demais escolas recebem suporte e atendimento indireto por meio das unidades de saúde de referência, juntamente com a coordenação de saúde na escola.

Uma equipe da Vigilância Sanitária composta por 2 (dois) Fiscais Sanitários, 2 (dois) Auxiliares Administrativos e 1 Coordenador Geral, desempenham a função de coleta, fiscalização e inspeção nos âmbitos e estabelecimentos regulados pela ANVISA e todos os condicionantes que envolve a saúde Pública.

O SISTEMA DE IMUNIZAÇÃO – SIPNI, por meio da condenação de imunização alcançou 100% (cem por cento) de cobertura da campanha de Influenza e BCG, e iniciamos a Campanha de Multivacinação para cobertura total do corrente ano.

As unidades ingressaram ainda em Programas mais modernos como o TELESAÚDE, que funciona por meio de sistema online e, atualmente, a prefeitura de Tarauacá conseguiu promover capacitação e avaliação de especialistas das diversas áreas médicas para resolutividade dos diagnósticos no município e aperfeiçoamento profissional. 

Outra novidade é o Programa TELEDIAGNÓSTICO que funcionará apenas em Tarauacá e Xapuri que foram contemplados pelo Núcleo Telessaúde de Minas Gerais (Hospital das Clinicas UFMG), onde teremos suporte cardiológico e acesso ao exame eletrocardiograma disponíveis para a demanda municipal. A implantação ocorrerá por meio da capacitação com a equipe do Ministério da Saúde e do Telessaúde Acre nos dias 17 a 20 de Setembro de 2017.

Outro serviço habilitado já nesta quarta-feira, 30, foi a ampliação do "Programa Tabagismo", que se expande para mais uma Unidade de Saúde.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário