segunda-feira, 25 de setembro de 2017

PREFEITURA DE TARAUACÁ ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE ATIVIDADES DE COMBATE AO SUICÍDIO EM ALUSÃO AO ‘SETEMBRO AMARELO’


As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) estão realizando palestras nas escolas sobre o tema: SUICÍDIO

A Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com a equipe de Referência do CRAS e CREAS do Município de Tarauacá, também, tem abraçado a campanha de valorização a vida (Setembro Amarelo). Por esse motivo a referida secretaria e seus centros de referências estão realizado palestras nas Escolas da Rede Pública do Município, buscando conversar com os adolescentes e conscientizar-los a respeito do tema: SUICÍDIO.

Como forma de romper com o silêncio o psicólogo Deivid Souza e a psicóloga Letícia Damasceno por meio de um “papo reto” com os estudantes buscaram esclarecer os fatores de risco ao suicídio, levando informações que possam ajudar aquelas pessoas vulneráveis ao suicídio.

É possível ressignificar suas vidas a partir da fala e do pedido de ajuda, quando o suicídio parece ser a única forma de resolver os conflitos internos que surgem a partir de uma perda, frustração, angústia, problemas com parceiros, familiares, depressão e outros casos que incluem também transtornos psíquicos e psicossomáticos”, frisou a psicóloga Letícia Damasceno aos estudantes. 

Segundo a Secretária de Assistência Social, Deise Figueiredo a campanha tem o objetivo de informar a população que sempre há alguém disposto a ajudar, seja um profissional em saúde, um amigo ou a própria família. 

No último dia 22 de Setembro foi realizada uma palestra no IFAC com os orientadores desta instituição tão importante para a formação técnica e profissional dos Jovens do Município de Tarauacá, onde tivemos a participação de mais de 160 alunos, que somaram informações acerca da prevenção do suicídio e poderão ser multiplicadores de conhecimento e pessoas disponíveis à dar um 'abraço a vida' aqueles que necessitem de apoio e atenção”, acrescentou a secretária 

Romper com o silêncio pode salvar vidas, uma vez que o objetivo maior das pessoas que tentam o suicídio não é dar fim a própria vida, mas se livrar da dor provocada, por vezes, por crises existenciais — a falta de sentido na vida, a sensação de que está sempre sozinho e que não há ninguém que as compreendam. Em sua maioria a causa que leva o individuo ao tentar o suicídio ocorre por fatores externos e internos ao sujeito, adquirido a partir da relação social, econômica, cultural e familiar, sendo o ato ao suicídio uma causa multifatorial” Salientou o psicólogo Deivid. 


Para fortalecer ainda mais a conscientização da população a respeito do suicídio a prefeitura de Tarauacá por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social promoverá no dia, 27 de setembro, às 16h uma grande “Cicleata” pelas ruas da cidade para chamar atenção para a problemática do suicídio, depressão e outros fatores psíquicos. O local de concentração da “Cicleata” será no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), situado na Avenida Antônio Frota, n° 290, ao lado do INCRA. 

Setembro Amarelo — Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015 concentradas em Brasília. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculando ao dia 10 do mesmo mês no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário